Para ser eficiente na Execução da Estratégia, é importante formar uma equipe diversificada, competente, e altamente engajada para que atue de forma coesa, visando atingir os objetivos estratégicos e para melhorar a satisfação dos clientes.
Em artigos anteriores fiz algumas reflexões sobre o papel dos Líderes no desenho das Estratégias, na Comunicação efetiva dos Objetivos e Metas, e na elaboração de Planos de Negócios que viabilizem a Execução da Estratégia e atingimento dos Resultados esperados.
Neste artigo tratarei de um tema muito relevante para o sucesso de uma empresa que é a Gestão das Competências, que as equipes devem possuir para que realizem com eficiência as ações previstas nos Planos de Negócios.
Podemos definir competências como o conjunto de conhecimentos, habilidades e motivações que colocamos serviço de uma tarefa ou a resolução de um problema, para alcançar um determinado resultado.
Cabe a empresa definir qual o conjunto de Competências Individuais ou Empresariais, que Líderes e Liderados devem ter ou desenvolver, para que formem uma equipe de alto desempenho.
A formação de uma equipe de alto desempenho se inicia no momento da contratação. Atualmente as empresas estão procurando colaboradores competentes, e não precisam apenas de pessoas com treinamento extenso ou experiência que comprove sua capacidade técnica, mas também que possuam qualidades pessoais e habilidades sociais, que se aplicadas ao trabalho, proporcionam valor agregado para o que fazem, à empresa e ao cliente.
1. Competências Individuais
Estudos sobre o tema, quando o foco é o desenvolvimento do indivíduo, indicam que podemos agrupar as competências requeridas por profissionais e equipe de alto desempenho em quatro grupos:
Competência para Mobilização:
Liderança, Orientação ao Cliente, Influência, Comunicação, Resolução de Conflitos e Desenvolvimento de Pessoas.
O desenvolvimento desta competência é fundamental para a execução dos Planos de Negócios, buscando colocar o cliente como foco principal das ações das equipes, cabendo ao Líderes remover os obstáculos e promover a criação deste hábito.
Manter as equipes mobilizadas, motivadas e concentradas nas metas estratégicas é o grande desafio da liderança atual
Competências Pessoais:
Confiança em si mesmo, Autocontrole, Visão positiva, Gestão do estresse, e Assertividade.
Em Equipes de alto desempenho a colaboração deve ser a ferramenta principal para execução do Plano de Negócios, para isso as competências pessoais e habilidades sociais devem ser valorizadas na contratação e no desenvolvimento dos colaboradores.
Competência de Resultados:
Orientação a resultados, Iniciativa, Responsabilidade, Resolução de Problemas, Planejamento e organização.
Sem resultados positivos, uma empresa não tem condições de se manter ou crescer no seu ramo de atuação. Por isso é importante adotar práticas gerenciais que valorizem a orientação ao resultado, revisando frequentemente a execução dos Planos de Negócios e mantendo a proximidade da Liderança aos times de Vendas, Operações e Supply Chain (Compras e Logística), para poderem atuar de forma preventiva, identificando dificuldades na Execução e fazendo os ajustes o quanto antes, para evitar impactos negativos irreversiveis sobre os resultados.
Competência de Colaboração:
Empatia, Trabalho em equipe e Flexibilidade. Acredito que esta é a competência mais importante a ser desenvolvida tanto em Líderes quanto liderados, uma vez que a organização tradicional das empresas, levam a formação de silos departamentais, onde muitas vezes o interesse do departamento ou de seus dirigentes, podem prevalecer sobre os objetivos estratégicos da empresa.
Como vimos no artigo sobre Comunicação, a existência dos silos departamentais, dificultam a criação de uma Cultura voltada para a Execução Estratégica e para os clientes.
2. Competências Empresariais
Quando nos referimos ao desenvolvimento de competências empresariais, podemos classificar as competências nos seguintes grupos:
Competências Básicas:
São aquelas que permite à empresa competir e sobreviver no seu mercado de atuação, considerando a capacidade de praticar preços competitivos, a capacidade de tratar bem aos seus clientes, gerando uma experiencia de consumo satisfatória, além de estar bem localizada geograficamente e possuir funcionários bem treinados e engajados com os objetivos da empresa.
Competências Essenciais:
Para se perpetuarem no mercado as empresas além das competências básicas, devem desenvolver as competências essenciais, que estão relacionadas com:
A criação de um ambiente de trabalho que estimule a cooperação, criatividade e a inovação.
A adoção de um sistema de Gestão de Desempenho fortemente conectado com a Estratégia da empresa, praticando o reconhecimento e a recompensa para estimular melhorias constantes dos processos internos.
A atração e retenção de talentos, devem ser uma estratégia da empresa para desenvolver novas lideranças, que após um extenso programa de desenvolvimento gerencial, formem parte do programa de sucessão da empresa.
Conclusão:
Atualmente vivemos um mundo altamente Volátil, Incerto, Mutável e Ambíguo, onde os antigos paradigmas gerenciais são constantemente colocados a prova, e as empresas precisam buscar novas maneiras de contratar e organizar suas equipes, para que estas tenham uma nova mentalidade e maneira de agir diante este novo cenário.
O ano de 2020 chegou para demonstrar, em poucos meses, todos os desafios que temos que enfrentar na formação de equipes e contratação de pessoal, pois os clientes estão adquirindo novos hábitos de consumo, o que está exigindo uma rápida adaptação das empresas.
Será fundamental para as empresas criarem estruturas organizacionais, que deverão ser diferentes dos organogramas tradicionais, incluindo distintas gerações e formações acadêmicas, para que as equipes tenham diversidade de visões sobre a realidade do cliente, buscando soluções novas para problemas novos.
Colocar o cliente no centro da Estratégia, é uma grande mudança de paradigma, pois para muitas empresas os acionistas estão no centro das decisões, o que muitas vezes gera uma miopia sobre a origem do sucesso e o futuro da empresa.
Somente através de clientes altamente satisfeitos e bem atendidos por uma equipe alto desempenho, é que os acionistas poderão obter o esperado retorno sobre seus investimentos.